terça-feira, 15 de março de 2016

Resolução da questão Síria e da crise dos refugiados

    A Síria está desde 2011 numa grandíssima guerra civil, e a mesma não tem fim à vista. Estima-se que desde o início da guerra já morreram, segundo as últimas estimativas, 470 mil pessoas e ainda fizeram milhões de deslocados e refugiados.

    A maior potência mundial, os E.U.A e os seus aliados do ocidente nada fizeram para resolverem a guerra da Síria e isso virou-se contra eles. Com a falta de acção do ocidente nasceu o Estado Islâmico e nasceu uma nova vaga de refugiados, a maior desde a segunda guerra mundial.

    A falta de acção por parte do ocidente a estas crises tem um único culpado, o fraco Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Obama nada fez para resolver e matar na raiz o Estado Islâmico e isso é responsabilidade sua e só sua.

    Com o crescimento do Estado Islâmico, com o endurecimento da guerra civil Síria, milhões de pessoas fugiram dos seus países e procuraram asilo na Europa e é aí que a Europa começou igualmente a falhar nesta questão.

    A União Europeia nos últimos anos tem deixado morrer milhares de pessoas no mar Mediterrâneo, fazendo da U.E um dos maiores “assassinos” do ano de 2014 e 2015, senão o maior. Como é que países e pessoas tão desenvolvidos como nós somos, deixamos milhares de pessoas morrerrem por ano no mediterrâneo? Como é que a U.E ainda não foi capaz de criar rotas seguras para os refugiados entrarem na Europa e com isso evitar milhares de mortes?.

    É óbvio para mim que a U.E não tem uma estratégia para a actual crise dos refugiados e para a Guerra Síria, mas na minha opinião há uma resolução para estas crises todas, e essa resolução divide-se em três passos:
  • 1 PASSO: criar rotas seguras para que todos os refugiados sírios e iraquianos possam chegar à Europa de forma segura e concentrá-los num único país, em vez de os dividir.
  • 2 PASSO: Os países da U.E, da N.A.T.O e os E.U.A devem iniciar uma grande ofensiva militar e acabarem de vez com o Estado Islâmico, até ao seu último militante
  • 3 PASSO: Depois de eliminado o Estado Islâmico, deve-se fazer com que todos os refugiados que se encontrem na Europa voltem para a Síria e ao Iraque para que os mesmos, através de eleições promovidas e observadas pelo ocidente, possam reconstruir os seus países e com isso mudarem toda aquela região.
    Esta é a melhor e única solução para estas crises, visto que, sinceramente, não há espaço na Europa para esta pessoas, não há trabalho na Europa para estas pessoas e visto que os europeus, na sua maioria, não querem estas pessoas na Europa.

Esta solução que aqui apresento é a melhor para todos, para a Síria, Iraque, para os sírios, para a Europa ou mesmo para os E.UA. 

    Em suma, temos de agir já, temos de resolver o problema sírio, do Estado Islâmico e dos refugiados já, antes que isso precipite o fim da União Europeia como a conhecemos e antes que isso desastibilize ainda mais aquela região. É preciso agir rápido e em força, mas certamente não podemos contar com Barack Obama para isso, temos de esperar pelo próximo Presidente americano, desde que não seja a Hillary Clinton.

Alexandre Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário