terça-feira, 3 de maio de 2016

A União Europeia e os seus desafios

A 9 de Maio comemora o dia da Europa, foi depois da segunda guerra mundial que tudo começou, ou seja, temos a criação de uma união entres os Estados com o objetivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. Hoje temos uma Europa cheio de êxito e crises, em que a paz se manteve mais de 50 anos, uma paz duradoura que nunca a Europa tinha conhecido durante toda a sua história, mas também, enfrenta crise política, económica e social, o que pode levar ao seu fim.
Hoje, o projeto europeu vive uma crise que alguns afirmam estrutural e de continuidade, e, outros defendem ser transitória, mas conjunturalmente agravada por um cenário de crise económica e financeira europeia.
A ascensão do modelo neoliberal, produziu rapidamente efeitos negativos no de Estado-social europeu, gerando um aprofundamento da sua crise e acelerando o seu processo de desestruturação, sabendo que este teve um papel de extrema importância na construção da nova identidade da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial.
Na base da construção da identidade do projeto europeu, está a edificação de uma estrutura política e económica, onde os Estados-membros mais fracos se fortalecem através de uma partilha de força política, económica e financeira, por parte dos Estados-membros mais fortes, cabendo nessa força, entre outras coisas, a redistribuição de recursos materiais e financeiros, e a igualdade de tratamento entre Estados.
A atual crise do modelo de Estado-social europeu é simultaneamente a crise das instituições europeias, e pode resultar em última instância, no desmoronamento das instituições europeias. O projeto europeu caminhada política conjunta dos seus Estados-membros na direção de uma Federação de Estados da Europa, o que pode caminhar a Europa em direção à catástrofe.
A crise dos refugiados como o terrorismo tornou-se num dos principais problemas da União Europeia, o que pode levar ao fecho das fronteiras, e sem fronteiras abertas, não há União Europeia.
A União Europeia pode não estar próxima do fim, como poderá estar a iniciar um novo ciclo, um caminho para mudar as suas instituições, é necessário recentrar-se no seu projeto de igualdade entre Estados-membros e no desenvolvimento da sua estrutura política.
Elton Évora
Fontes:
http://europa.eu/about-eu/index_pt.htm

http://cvc.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/portuges_institucional_e_comunitario/A%20evolucao%20do%20projecto%20europeu.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário