quinta-feira, 5 de maio de 2016

Acordo UE-Turquia: A Importação do Terrorismo

No acordo firmado entre a UE e a Turquia, a UE compromete-se a permitir que os cidadãos detentores de passaportes Turcos, possam viajar no Espaço Europeu (leia-se no Espaço de Schengen) livremente, sem a necessidade de obter uma visto de viagem prévio.
Que erro colossal.
Será que os líderes europeus são assim tão ignorantes em relação àquilo que se passa entre a Turquia e a al-Nusra (al-Qaeda na Síria) e o auto-proclamado “Estado Islâmico”? Ou será que estão tão dependentes da Turquia que preferem pôr em causa a segurança Europeia do que continuar a receber refugiados?
Não interessa. A Turquia é um Estado cada vez menos democrático e laico. Cada vez mais autocrático e islamista (Islão Político). Para satisfazer os seus interesses (em especial relativamente aos Curdos Sírios), a Turquia de Erdogan apoiou o “Estado Islâmico” (e ainda o faz de forma indirecta) e a al-Nusra. A quantidade de detentores de passaporte Turco é enorme, como é óbvio. Nesse número incluem-se muitos mas muitos apoiantes e facilitadores e MEMBROS do “Estado Islâmico” e al-Nusra. Uma zona fronteiriça Turca com a Síria chegou a ser inclusivamente apelidada de “Autoestrada da Jihad” devido à facilidade que membros do “Estado Islâmico” tinham em se movimentar em território Turco, devido à falta propositada de controlos fronteiriços ou retirada dos soldados Turcos durante certos períodos de tempo de modo a permitir essa circulação.
E a União Europeia vai fazer uma coisa destas? Parece que estão a convidar o terrorismo. Já não chega a cada vez pior situação de direitos humanos, o crescente controlo da imprensa, a guerra contra os Curdos, entre tantas outras coisas que se estão a passar na Turquia “quase” sem condenação por parte da UE, e agora vão ter livre acesso ao Espaço Europeu.
Que erro colossal. Fala-se muito na Europa sobre os refugiados poderem ser um perigo devido à infiltração de terroristas – sem dúvida que há esse perigo – mas esta situação é mil vezes pior para a segurança da Europa, estando-se mesmo a legalizar a importação do terrorismo para dentro da UE.

Gustavo Gomes Nº216302

Fontes:
http://www.jn.pt/mundo/interior/comissao-europeia-propoe-isencao-de-vistos-para-cidadaos-turcos-5157393.html

http://english.alarabiya.net/en/views/news/middle-east/2014/09/10/Turkey-and-the-Jihadist-Highway-.html

Sem comentários:

Enviar um comentário